terça-feira, 21 de setembro de 2010

JOGOS E BRINCADEIRAS

Os jogos ensinam às crianças a importância de regras e desenvolvem o raciocínio lógico e o relacionamento interpessoal.

Ao propor e valorizar os jogos com regras preestabelecidas, o educador promove os desenvolvimentos das capacidades socioafetivas, motoras e cognitivas das crianças. O relacionamento com outras crianças reduz progressivamente o egocentrismo e ensina a respeitar ou aceitar o ponto de vista do outro. Nesta interação, ao diversificar os parceiros nos jogos em função dos interesses da brincadeira em lugar das relações afetivas, o aluno amplia seus contatos sociais.
            Durante o jogo, a criança descobre as regras e a disciplina de forma diferente da imposta pelos adultos. Ela tem oportunidade de argumentar, modificar a regra, aderir ou não e viver uma situação lúdica entre os campanheiros da mesma idade. Nesta situação de supervisão recíproca, cada criança é, ao mesmo tempo, controlador e controlado.
Tais fatos se manifestam até em jogos simples, com apenas dois participantes, em que o aluno deve respeitar a vez do colega jogar. Quando há três ou mais jogadores sem a intervenção do professor, é necessário um maior  senso de organização, pois deve ser estabelecido um sentido (horário ou anti horário). As regras devem ser bem claras para evitar disputas. Se isso acontecer, em situações necessárias, o educador deve intervir para ajudá-los a encontrar uma solução para que o impasse seja resolvidoe o jogo continuar com tranquilidade. Porém, as intervenções por parte do educador devem ser exceção. Ele deve limitar-se a observer o comportamento da criança, sua competência, suas dificuldades de ordem afetiva, linguística e a forma de ação, para preparer dentro do seu projeto pedagógico mais amplo, atividades precisas, que trabalhem as dificuldades detectadas durante o jogo.  Caso contrário, se os jogos forem interrompidos o tempo todo, as crianças não conseguem se entregar ao universo lúdico dos jogos e brincadeiras.
Devemos refletir como nossos alunos a real importância de jogar: é para competir? É para aprender com as vitórias e derrotas? Para aprender a superar obstáculos? Devemos também abordar elementos que podem prejudicar o ambiente saudável, como o individualism, a desconfiança, a falta de clareza nos objetivos, a ausência de comunicação, a competitividade, a pressa, a falta de organização e planejamento e a ausência de uma liderança.
Portanto, o material aqui apresentado visa incentivar a reflexão a respeito da importância da brincadeira e dos jogos no desenvolvimento da criança e como forma de conhecer suas facilidades e limitações.
Gostaríamos que você colaborasse com nosso Blogger nos enviando materiais para publicação, através do e-mail jogando.e.brincando@gmail.com 
Obrigada,
Ana Maria, Bruna, Flaviane e Kelly

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